Oi! Se você quer ser um Comprador Inteligente e quer aprender como saber se um site é confiável e acertar na hora de fazer as compras online, vamos te ensinar já!

As dicas que seguem servem, principalmente, pra quem é novato em fazer compras pela internet e ainda tem alguns receios, como:

  • É seguro cadastrar meus dados pessoais nos Sites de compra?
  • Os produtos são como estão descritos e como se parecem nas imagens dos sites de compra?
  • Os pedidos que comprei de fato chegarão em minha casa?

Afinal, como saber se um site é confiável? Se é Seguro mesmo? Se Vale a Pena comprar?

Muitos fatores determinam se um Site é mesmo seguro, vale a pena de comprar e é confiável. Mas basicamente resumimos se vale a pena comprar em um determinado site e saber se ele é seguro, através da opinião de quem já comprou, o Know-How, e os Selos / Certificados de Segurança.

Opinião das pessoas: (clientes que já compraram) : Nada melhor que uma indicação (ou reprovação) na hora de escolher uma loja ou produto pra comprar. Primeiro porque quem já teve a experiência de compra na loja, sabe opinar corretamente sobre o procedimento: Desde  a praticidade oferecida pelo site, atendimento, segurança em todos os requisitos até entrega / trocas e devoluções.

Mas devemos ser cautelosos e tentar identificar o nível de imparcialidade das pessoas. Principalmente ao avaliar mal alguma loja. Pois muitas pessoas tem tendência forte a focar em falhas e por esterem sempre esperando tudo muito rápido e até mesmo criando expectativas irreais, acabam super dimensionando falhas e, convenhamos, onde se tem execução humana, há erros.

Então não podemos nos apegar muito em problemas técnicos raros. Exemplos: Pessoas reclamam de demora em resposta a solicitações. Mas quem garante que de fato houve demora? Se a pessoa que está avaliando for alguém “acelerado”, as vezes o e-mail demorou um dia pra ser respondido. Tem pessoas que não se importam, ou acham normal, ou mesmo até rápido, já algumas acham muito tempo.

Outro exemplo de reclamação: Demora no prazo de entrega: A entrega pode ter até vindo dentro do prazo e ainda assim a pessoa faz questão de reclamar que “achou demorado.”

Encontramos avaliações nos próprios sites, nas áreas de comentários e também encontramos nas próprias publicações do produto, onde as pessoas dão a opinião do que acharam do produto que receberam. E também encontramos em alguns sites específicos de avaliação.

O Know-How é mesmo um fator importante pra saber se um site é confiável? Se é seguro para comprar?

Abaixo, seguem informações sobre canais onde você pode se assegurar sobre algumas lojas online e comprar com segurança.

Sites de avaliação de Lojas Online

  1. E-Bit: O E-Bit é um Site voltado pra avaliações de lojas online feitas pelos clientes assim que concluem uma compra. Eles relatam como foi a experiência até o momento (válida para lojas afiliadas ao Site). Então a avaliação pode ser positiva ou negativa. E daí os certificados de segurança: Diamante, com índices de satisfação correspondidos em, no mínimo 85%, sendo então colocada como excelente. E após, ouro – sendo ótima; prata – muito boa e bronze – boa. Além de poder ajudar pessoas que querem comprar em determinada loja, quem avalia, também concorre a prêmios. Entenda melhor o E-bit clicando AQUI.
  2. Reclame Aqui: O Site do Reclame Aqui foi desenvolvido, como o nome sugere, para as pessoas exporem suas queixas sobre as lojas em que compraram ou serviços / transações diversas de empresas na internet. Mas o Reclame Aqui também tem categoria indicando as melhores lojas – por produtos. Entenda melhor o site clicando AQUI.
  3. Yahoo Respostas: O Yahoo Respostas é o maior portal mundial de Perguntas e Respostas (É americano, mas está presente em diversos países / línguas). Desde 2006, as pessoas usam eles pra tirar diversas dúvidas a respeito de temas diversificados. Inclusive avaliação de lojas. Muitas pessoas que querem descobrir se um site é confiável, usam o Yahoo Respostas com auxílio. Pois lá, pessoas que compraram na loja, dá sua opinião (resposta). Mas vale ressaltar que nem todos são usuários sérios e se comprometem em ser éticos e justos e acabam falando mal de boas lojas. Caso ainda não conheça tão bem o Yahoo Respostas, clique AQUI.

 

Plataformas / Aplicativos:

  1. Compre&Confie: O Compre & Confie é, um “movimento” dos lojistas que visavam construir um sistema de comunicação entre eles e os clientes pra que estes se sentissem seguros e confiantes ao se utilizarem dos seus sites para fazerem comprasonline tranquilamente. Então, o Compre&Confie veio como uma plataforma, para abrigar esse relacionamento. O cliente se cadastra nele e, sempre que uma nova compra for feita com os dados dele, o mesmo é notificado imediatamente. E caso não tenha sido ele a realizar a compra, ele pode clicar na opção “não fui eu” e imediatamente a compra é cancelada pela loja.

 

Certificados de segurança: